É possível voltar a ser feliz depois de uma traição?

As pessoas dizem que o tempo é o melhor remédio para curar as dores de amor. Isto pode ser verdade para muitas pessoas e para outras não. Parte das pessoas traídas que continuam com o parceiro traidor encontram dificuldades para ser feliz de novo na relação, ainda que aparentemente pareça tudo normal. Dia após dia a mente da pessoa é perturbada com fatos antigos, fantasia sobre a relação extraconjugal que ficou para trás, curiosidades... mas é lembrada com tanta emoção como se fosse recente.

A imaginação da pessoa traída corre solta. É comum a pessoa ficar se perguntando onde ocorriam os encontros? O que era falado? Em que o horário? O que eles faziam? E existe uma lista de incômodas perguntas não respondidas.

Com muita frequência a pessoa que traiu é levada a falar mais detalhes sobre o caso. O traidor então, já exausto e desanimado em virtude da aquelas várias perguntas, ainda que arrependido pelo que aconteceu, sente que o “castigo” passa da conta.
Para aquela pessoa que foi traída, por outro lado, tudo lembra traição, livros, novelas, conversas entre amigos. É como se este fosse perseguido pela própria história embora tenha vontade de esquecê-lo.

A verdade é que a situações do dia-a-dia que levam a estas associações de idéias, estão na vida de todos, mas incomodam só os que não conseguem digerir a traição. A sensação é que eles jamais vão se livrar daquele desconforto. E isso não é verdade.

A dificuldade em lidar com as perdas que uma traição provoca é que faz o traído, mesmo passando tempo, despender energia na manutenção da própria dor e melancolia. Assim, apesar de ter sido o traidor que desencadeou a confusão, a solução para esta situação está, também, na capacidade da pessoa traída de elaborar e superar a idéia da perda. Não adianta nada correr atrás de mais detalhes sobre o que e como aconteceu. Mais informações dão somente a impressão de maior controle sobre o ocorrido, na prática ,porém, servem apenas para alimentar uma perturbação individual e também do casal.

É muito importante entender que uma grande decepção é sentida sim como uma morte concreta de um ente querido e como tal essa morte deve ser elaborada. Claro que primeiro vem o choque, seguida de uma tentativa de negar aquilo que aconteceu... incredulidade, raiva, revolta, ansiedade, depressão... São etapas naturais do luto, que é um recurso interno saudável para suportar a dor de lidar com essa perda.

O grande problema é que muitos interrompem o processo nesta fase e não saem mais do velório eterno. Porque velório eterno? Porque a etapa seguinte para superar a tristeza exige da pessoa “enlutada” maior capacidade de elaboração.

Para dar a volta por cima, a pessoa traída precisa avançar e ir deixando para trás cada fase da elaboração da perda. Em alguns casos, é necessária a ajuda de um profissional. Mas a pessoa precisa querer ser ajudada e se ajudar, e não correm o risco de permanecer na fase do velório eterno.

A pessoa traída sente que algo morreu e, simbolicamente, morreu mesmo. Não existem mais aquele companheiro ou companheira que imaginava ter, embora esteja bem vivo e em sua frente.

Ouço algumas frases como: “gostaria de enterraram esta história de uma vez por todas”, “quero me livrar desse fantasma” e “a traição foi uma morte para mim”. De fato, mesmo com o desejo de continuar com o parceiro, é preciso se despedir daquele amor que ficou lá atrás e enterrar o passado para fazer nascer um presente e um futuro. Não se trata de esquecer, mas de aceitar o fato e usá-lo para crescer. Não adianta perguntar o motivo da traição, mas o porquê de continuarem juntos. Se a decisão foi de ficar neste casamento, nesta união, a energia antes direcionada a quem não conseguiu valorizá-lo deve ser reinvestida na mesma pessoa, mas em outros moldes. Uma nova etapa com o mesmo companheiro ou a mesma companheira pode ser mais feliz. Afinal, perde-se a fantasia e ganha-se a realidade. Trata-se de reiniciar a união e em bases mais seguras, com um parceiro que, se por um lado causou dor, por outro pode estar disposto a fazer nascer uma relação mais inteiro.

Não estou dizendo que é fácil, mas que você analise se vale pena ou não. Não deixe de buscar ser feliz.

Comentários

  1. Aos poucos a luz entra!
    No retalhar de nossas vidas, nos deparamos diante de situações e circunstâncias que incapacitam temporariamente nossa necessidade de agir racionalmente. Um dia fomos crianças ingênuas, mas felizes, acordando e tocando cada dia como se fosse o último sem preocupações com o futuro. Era uma alegria ímpar, uma época irretornável que em algum cantinho ainda está lá, adormecido no peito. Somente lembranças! O bom da vida é reencontrar velhos amigos. Eles nos fazem relembrar quem fomos um dia. Parece até que ainda somos os mesmos, é engraçado.

    É incrível imaginar como há pessoas capazes de destruir pessoas e personalidades ao longo da jornada da vida. É comum vermos que, pessoas doces, com senso de humor, com alegria, se tornaram tristes por determinado período. Saem cabisbaixos e, às vezes, tão assustados, que nem são capazes de enxergar exatamente o benefício que um término de relação possa lhe trazer, afinal serão novamente proprietários, sócios majoritários, ou melhor, sua empresa será novamente LTDA. Acabou-se a Sociedade!

    No novo estilo de vida, a visão que se tem inicialmente é como se estivéssemos olhando e observando as coisas, pessoas e lugares através da fresta da janela. A luz que entra também é pequena, afinal, tava tudo escuro e não podia-se abrir os olhos de repente. E daí! Se acordarmos diretamente em frente ao sol, pode ser que não sejamos capazes de enxergar tudo corretamente desde o início, é muita claridade. Portanto, é melhor que a janela fique entreaberta ao menos por certo tempo para que possas contemplar a beleza de viver e apaixonar-se novamente por sua vida.

    Régis Rodrigues

    Veja essas e outra publicações em meu blog:

    www.dicasdoregis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga me indicou a https://www.syncsoft.com.br e hoje vejo absolutamente tudo que meu namorado faz no celular, consigo acompanhar cada passo dele, eu recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Estava desconfiada, via sinais claros que estava sendo traída, mas não tinha provas nenhuma para concretizar, foi ai que me indicaram a https://www.syncsoft.com.br/spymaster/#espiao_de_celular e pude ver tudo o que ele realizava no celular. Recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Minha tia estava desconfiada que o marido dela estafa traído então ajudei ela a descobrir toda a verdade instalamos um programa espião de WhatsApp no celular dele, e ela desconbriu todo o Chifre o programa que instalamos foi o da Syncsoft https://www.syncsoft.com.br/spymaster/rastrear-celular.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Separação, é possivel renascer da dor?

Sexo e adolescência: você está preparada(o)?